Bacalhau Assado com Vegetais

 

Introdução

Desde tempos antigos, o bacalhau tem sido uma iguaria venerada em várias culturas culinárias ao redor do mundo. Com suas raízes profundas na tradição portuguesa, este peixe salgado conquistou paladares em todos os cantos do globo. Seja em uma celebração festiva ou em uma reunião familiar íntima, o bacalhau sempre ocupa um lugar especial na mesa. Neste artigo, mergulharemos nas profundezas do oceano de sabores e técnicas para revelar os segredos por trás de algumas das receitas mais deliciosas e tradicionais de bacalhau. Prepare-se para uma jornada gastronômica que despertará seus sentidos e deixará você com água na boca!

 

Ingredientes:

  • 1,6 kg de lombo de bacalhau em postas (6 postas)
  • 4 batatas asterix (ou baraka)
  • 2 pimentões amarelos
  • 2 pimentões vermelhos
  • 2 xícaras (chá) de tomate-cereja
  • 2 cebolas
  • 2 cabeças de alho
  • 1 xícara (chá) de azeitona verde
  • 1½ xícara (chá) de azeite
  • 3 ramos de louro
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de Preparo:

  1. Na véspera, lave as postas de bacalhau sob água corrente para retirar o excesso de sal. Transfira para um refratário (ou tigela), cubra com água e deixe de molho por 24 horas na geladeira – troque a água pelo menos 5 vezes durante o processo, sempre com água fria.
  2. No dia do preparo, preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média).
  3. Faça o pré-preparo: lave e seque os pimentões e os tomates. Corte cada pimentão ao meio, no sentido do comprimento e descarte as sementes; corte as metades em 2 tiras e as tiras em 3 pedaços. Descasque e corte as cebolas em quartos. Lave bem a casca das batatas com uma escovinha para legumes, corte cada uma ao meio, no sentido do comprimento, e cada metade em 6 pedaços.
  4. Escorra a água do bacalhau e passe as postas sob água corrente. Corte cada posta ao meio, no sentido da largura – no total você vai ter 12 pedaços. Transfira o bacalhau para uma panela e cubra com água. Junte as folhas de louro, as cabeças de alho e leve ao fogo médio. Quando começarem a subir as primeiras bolhas, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 5 minutos.
  5. Com uma escumadeira (ou pinça), retire as postas de bacalhau da água e transfira para um refratário. Mantenha a panela com a água no fogo e coloque batatas. Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, elas devem estar cozidas mas ainda firmes – espete com um garfo para verificar.
  6. Passe as batatas, as cabeças de alho e os ramos de louro por um escorredor e deixe escorrer bem a água.
  7. Regue o fundo de uma assadeira grande com ½ xícara (chá) de azeite. Disponha as postas de bacalhau deixando espaço entre cada uma. Entre as postas, distribua as batatas, os pedaços de pimentão, os tomates, as cebolas, as cabeças de alho, as azeitonas e as folhas de louro. Tempere os legumes com sal e pimenta a gosto e regue tudo com o azeite restante.
  8. Cubra a assadeira com papel-alumínio e leve ao forno para assar por 30 minutos. Retire o papel-alumínio, regue o bacalhau e os legumes com o líquido da assadeira e deixe assar por mais 15 minutos.
  9. Retire do forno e sirva a seguir com o molho de azeite e ovos.

 

Aproveite esta receita única de bacalhau assado, perfeito para impressionar seus convidados em qualquer ocasião especial!

Compartilhe
Breno Jhulio
Breno Jhulio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *